Mercado da Bola: português Paulo Sousa é o novo técnico do Flamengo, saiba mais

Após ida à Europa procurando por treinadores, Flamengo assinou com o português Paulo Sousa

Com o fim da temporada brasileira e a pausa no calendário do futebol europeu, os bastidores das grandes equipes brazucas e europeias fervem com especulações e negociações no Mercado da Bola. Dessa forma, a última oficializada é a chegada do técnico português Paulo Sousa ao Flamengo.

Assim, o rubro negro carioca põe fim a uma expectativa gigantesca que foi criada em torno do nome do novo comandante da equipe para a próxima temporada. Com a saída definitiva de Renato Gaúcho e o fim da temporada, o lusitano chega para ocupar o lugar de treinador no clube da Gávea.

Dirigente do Flamengo, Marcos Braz esteve em Portugal procurando por treinadores. Foto: Reprodução / CNN Portugal
Dirigente do Flamengo, Marcos Braz esteve em Portugal procurando por treinadores. Foto: Reprodução / CNN Portugal

LEIA MAIS: Saiba tudo sobre o mercado da bola no futebol brasileiro

Outro português como técnico do Flamengo?

Para início de conversa, é importante lembrar que o rubro-negro carioca enviou seus dirigentes em missão de reconhecimento e aproximação a treinadores europeus. Aliás, nunca se escondeu que Marcos Braz e Bruno Spindel haviam partido do Rio de Janeiro na expectativa de trazer de volta Jorge Jesus; hoje comandando o Benfica.

No entanto, após uma série de polêmicas envolvendo conversas entre o treinador dos Encarnados e o dirigente flamenguista; a situação de retorno de Jorge Jesus ficou insustentável. Assim, o ponto final se deu após a derrota do Benfica para o Porto por 3 a 0 na Taça de Portugal. Com um desfecho surreal, Jesus não voltou ao Flamengo, mas pôs o cargo no Benfica à disposição.

Dessa forma, os dirigentes do Flamengo desconversaram, enquanto o técnico afirmou veementemente que “cumprirá seu contrato no Benfica”. Portanto, não restou outra alternativa a não ser procurar um novo nome para o comando da equipe.

No entanto, havia ainda a procura por outros nomes portugueses para assumir a equipe rubro-negra. Certamente, facilita a quebra da barreira linguística; e mantém o padrão que o Flamengo espera em seu elenco. Então, Paulo Sousa era um dos nomes sondados pelos dirigentes cariocas. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Eric Faria.

Além do furo do jornalista, outros profissionais da imprensa esportiva brasileira tem monitorado a situação. Enquanto se espera o anúncio nos canais oficiais do Flamengo; outros jornalistas trazem complementos de como teria sido a saída de Paulo Sousa do comando da seleção polonesa. Assim, Venê Casagrande traz atualizações sobre a posição da Federação Polaca:

No fim da tarde desta quarta-feira (29) o Flamengo oficializou a contratação do treinador português, que rescindiu com a seleção polonesa e chega para comandar o rubro-negro carioca na temporada 2022. Assim, Paulo Sousa enviou um recado aos torcedores do clube brasileiro:

Veja também: Saiba mais sobre as notícias do mundo da bola 

Quem é Paulo Sousa, novo técnico do Flamengo

Natural de Viseu, o português Paulo Sousa começou como jogador nos gramados. Assim, atuava como meio campista, e defendeu o manto da seleção lusitana; além de clubes gigantes no futebol europeu. Sousa conquistou duas vezes a UEFA Champions League como atleta: pela Juventus em 1996 e pelo Borussia Dortmund em 1997.

Além disso, a carreira de Paulo Sousa como treinador já possui um bom histórico: categorias de base da seleção portuguesa, além de assistente de Felipão na seleção principal na caminhada da Copa de 2006. Após esse período, Paulo Sousa dirigiu equipes medianas na Europa; e comandou a seleção da Polônia na última edição da Eurocopa.

Técnico português Paulo Sousa. Foto: Nicolas Tucat / AFP
Técnico português Paulo Sousa. Foto: Nicolas Tucat / AFP

Vale lembrar que o estilo de jogo de Paulo Sousa é pouco utilizado no Brasil; além da carreira do português ser pouco notada em terras brasileiras. Embora traga um currículo invejável, Sousa ainda terá de provar seu valor para a exigente torcida do Flamengo, que esperava o retorno de Jesus.

Você pode gostar: Saiba onde assistir os jogos de futebol ao vivo

Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais